Sistemas de gestão e sua importância para as empresas

| Categoria: Sistemas de Gestão
Sistemas de gestão e sua importância para as empresas
1

Se você esta lendo esse artigo é por que já se deparou com a seguinte situação: Temos que investir na troca ou na compra de um sistema para ajudar gerenciar minha empresa.

E o Primeiro questionamento que passa na cabeça de muitos empresários é o porquê investir nesta?(como trabalho na área de ERP, já me deparei diversas vezes com esse questionamento). A resposta para essa pergunta é simples, um sistemas vai dar confianças nos dados, agilidade nos processos, e reduz custo.

Os sistemas podem ser classificados de duas maneiras:
1 - Sistemas de Controle - São sistemas que ajudam a controlar informações e registro de sua empresa. 
2 - Sistemas de Gestão - Também fazem o controle das informações, mais diferente do primeiro ele possui ferramentas que ajudam a você ver sua empresa de uma maneira estratégica, geralmente empresa que possuem uma ferramenta desta acaba tem um grande diferencial. 

Outra pergunta que deve estar passando pela sua cabeça é quais pontos analisar em um sistema na hora da compra?

1 - Deve analisar as funcionalidades que o sistema tem que ter para atender as necessidades da sua empresa.
2- Conhecer a empresa de onde você esta comprando, saber o tempo de mercado e se possível conhecer a estrutura que a empresa pode te oferecer. Pois essa empresa tem que lhe oferecer um suporte para que você possa utilizar no máximo o sistema.
3 - Um ponto muito importante é saber muito bem qual o objetivo de sua empresa, pois um sistema que pode lhe atender perfeitamente hoje pode não atender mais quando sua empresa crescer, isso é um grande problema significa que sua empresa vai ter que gastar novamente na compra de um novo sistema.

Neste ponto você deve estar pensando onde entra o preço? ou então deve estar pensando que sua empresa é pequena e não pode investir num sistemas. Ou que o controle que você faz em Excel é o suficiente para sua empresa.Para você que se identificou com qualquer um desses pontos, hoje já tem empresas que estão atuando no mercado com foco nas pequenas e médias empresas. Alem disso existem diversas formas de viabilizar um projeto desses para sua empresa, uma delas é o BNDES que disponibiliza linhas de crédito para investimento no segmento de T.I.

 

Acho que para o Momento é isso, vou estar regularmente estar postando artigos e esclarecendo dúvidas sobre a área de sistemas de Gestão, então se ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre essa área mande seu comentário ou sua pergunta que terei maior prazer em responder.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter