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Como comprar melhor e lucrar com seu estoque.

Existem vários motivos que levam as empresas a comprar, e entender esses motivos significa aumento de faturamento, e mais oportunidades de negócios para sua empresa.

Por Wendel Soares dia em Negócios

Como comprar melhor e lucrar com seu estoque.
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Você gostaria que sua empresa se tornasse uma poderosa ferramenta de compras inteligente? e se ela te informasse exatamente quais produtos precisam de uma reposição de estoque urgente, com base nos padrões de compra dos seus clientes, e, sendo assim capaz de aumentar seu faturamento, atrair pessoas interessadas no seu produto e assim gerando impacto direto e significativo no seu faturamento?

Eu tenho certeza que sim...

Mas agora você deve estár se perguntando: como fazer para minha empresa me apresentar esse tipo de
informação? Afinal, eu também quero ter essa vantagem competitiva em relação aos meus concorrentes.

A boa notícia é que o problema não é a sua empresa!

A resposta é bem mais simples que parece. Se hoje sua empresa não apresenta esse tipo de relatório no momento que você mais precisa, o problema não está nela, e sim no seu sistema de gestão, o software responsavel por toda parte de vendas, compras e gerenciamento do seu negócio.

Alem disso, não adianta um sistema de gestão sem entender o básico da fase de compra.

Existem vários motivos que levam as empresas a comprar como:
  • Oportunidade
  • Sazonalidade
  • Foco em um segmento de produtos
  • Ampliação do MIX de produtos
  • Reposição do estoque
Oportunidade

Um fornecedor faz uma oferta aparentemente imperdível de negócio. Certifique-se do custo final com os impostos, do giro do produto do estoque. Lembre-se que mercadoria em quantidade requer estocagem, movimentação e isto envolve custos. Leve em conta o valor final, o prazo de pagamento e o seu fluxo de caixa, para que a oportunidade não se vire contra sua empresa.

Sazonalidade

Produtos que só vendem em determinada época do ano. Consulte o estoque e o giro do ano anterior, para evitar encalhes.

Foco em um segmento de produtos

A meta é ser referência no mercado para o segmento escolhido, negóciando prazos e preços com os fornecedores. Verifique custos diretos e indiretos, como estocagem,  movimentação, força de vendas.

Ampliação do MIX de produtos

A comodidade para o cliente encontrar tudo numa única loja costuma permitir melhor margem de lucro.
Em quais produtos investir vai muito pela intuição e sentimento do comprador, observando o comportamento da concorrência.

Reposição do estoque

Cada tópico anterior pode recair neste.

Agora você pode estár se perguntando:

Como aplicar isso de forma estratégica na minha empresa?
Não tenho nada disso, por onde começar?
Meu sistema de gestão não tem esses recursos... como conseguir?

Para responder algumas dessas perguntas, precisamos nos aprofundar nesses 5 motivos. Pensando nisso, decidimos, neste ano de 2018, idealizar uma série de palestras de negócios com nossos clientes e parceiros, com o propósito maior de gerar networking e assim novos parceiros de negócios. E gostariamos de convidar você, empresário, para participar desse evento exclusivo, independente do seu porte hoje. Lembre-se que um dos objetivos é compartilhar informação para que assim possamos crescer juntos. Essa primeira palestra acontecera no dia 15 de março, um evento online e gratuito, bastando apenas preencher o formulário abaixo.

Te esperamos no evento!

Faça parte desse time de empresários

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